terça-feira, 2 de março de 2010

Novo empreendorismo para "novos velhos"


Peter Drucker, ”pai da administração moderna”, vem enfatizando o tema de que, numa era contemporânea, em que os consumidores vivem mais tempo, urge que sejam criados novos produtos e serviços para a terceira idade. O pensador norte-americano acrescenta um dado: o mais importante é quem está envelhecendo –a geração do baby boom dos EUA. Nas últimas décadas, os boomers provocaram uma revolução nos mercados sempre que entraram numa nova fase da vida. E agora, na sua “onda de maturidade”, não deve ser diferente, como mostram estes highlights do livro de Dychtwald –Age Power (ed. Putnam). O século XXI será comandado pelos “novos velhos”, garante o autor. Serão pessoas com outros hábitos, desde voltar a estudar aos 50 anos, apaixonar-se aos 60, reinventar-se aos 70 e 80. Ken Dychtwald tem desenvolvido um trabalho em que analisa as implicações pessoais, sociais e econômicas da Revolução da Longevidade e do envelhecimento nos EUA. Renomeado orador e escritor de best
sellers, é autor de dez títulos, entre eles Age Power: How the 21st Century will be Ruled by the New Old (ed. Putnam) e Corpomente (este publicado no Brasil, ed. Summus). Neste artigo, Dychtwald faz uma espécie de cronologia do que aconteceu nos EUA com os baby boomers desde
quando eram bebês até formarem família, aponta suas novas necessidades à medida que envelhecem e projeta 50 áreas de oportunidades em negócios voltados para atender os cidadãos na sua velhice. Segundo o autor, surgirão novos profissionais, como o “agente de
experiências” e o “acompanhante maduro”.

Aqui deixamos as apontadas 50 ÁREAS DE OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS TRAZIDAS PELA ONDA DE MATURIDADE:
1. Financiamento de seguro de saúde de longo prazo para prover segurança contra problemas crônicos da velhice, visando trabalhadores de meia-idade e idosos. 2. Serviços de pagamento de contas para adultos maduros que prefiram transferir essas tarefas para um profissional. 3. Seguro de longevidade que, em vez de pagar a família do segurado em caso de morte, dê apoio financeiro para pessoas que agora vivem mais tempo. 4. Planeamento de aposentadoria e serviços de gestão de investimentos para ajudar os boomers a garantir a segurança financeira na velhice. 5. Seguro de investimentos para pessoas que procurem segurança adicional para seus fundos de reforma e de aposentação. 6. Administração imobiliária e serviços de custódia para ajudar famílias a gerir heranças, sem sacrificar dinheiro demais em impostos e pressões familiares. 7. Hipotecas reversivas para ajudar adultos maduros que não disponham de liquidez, mas tenham propriedades, a conseguir dinheiro com seus imóveis. 8. Criação de objetos e elementos domésticos ergonômicos, como: maçanetas de alavanca em vez de esféricas; gavetas, janelas e armários fáceis de abrir; assoalhos, escadarias e calçadas antiderrapantes. 9. Sistemas inteligentes de segurança que monitorem os pontos de entrada e toda a atividade interna para ajudar idosos a se sentirem menos vulneráveis em suas casas. 10. Janelas inteligentes para casas e carros que detectem os níveis de brilho e luz com base em programação feita para cada residente ou motorista e que ajustem continuamente a tonalidade do vidro para reduzir distorções e aumentar a visibilidade. 11. Serviços de gestão doméstica que ofereçam profissionais para realizar tarefas cotidianas de reparos para adultos incapacitados ou indispostos. 12. Serviços de procura de acompanhantes para aproximar adultos que queiram dividir custos com a residência. 13. Novas variedades de residências que atendam às necessidades e desejos dos novos adultos maduros, sejam elas de saúde, recursos high tech, alto luxo, programação social, atividades culturais, educação continuada e até mesmo com fins hedonistas, para aqueles cuja vida sexual seja mais agitada. 14. Uma nova ciência que determine “biomarcadores de sinais vitais”, utilizando conceitos do genoma, que se tornariam os principais indicadores da saúde, capacidade imunológica, vitalidade mental e potencial de longevidade de um indivíduo. 15. Centros de diagnóstico e tratamento para partes específicas do corpo, como olhos, ouvidos, músculos, ossos e sistema nervoso. Cada centro teria capacidade de sanar problemas em sua área de especialidade. As atividades desses centros seriam coordenadas por um sistema médico integrado humano/computador. 16. Rins, fígado, pulmões, coração, pele, sangue e ossos clonados para fins de “ajuste” e substituição. 17. Clínicas de “fabricação de corpos”, nas quais novos tecidos, órgãos e músculos possam ser criados e transplantados. 18. Empresas de coordenação que apóiem os idosos e suas famílias na “navegação” pelos serviços necessários para manutenção da saúde e da independência no lar. 19. “Creches” que ofereçam cuidados não-residenciais e apoio para idosos e ao mesmo tempo dêem uma maior disponibilidade para os membros de suas famílias. 20. Enfermeiros e auxiliares (humanos ou robóticos) que ajudem indivíduos com problemas crônicos de saúde a manter sua independência no lar. 21. “Nutracêutica”: bebidas, alimentos e suplementos projetados com macro e micronutrientes que combatam o envelhecimento e estimulem energia, relaxamento, sexualidade, prontidão mental, resistência, recuperação, bem-estar e outros estados físicos e mentais. 22. “Cosmecêutica”: terapias rejuvenescedoras para homens e mulheres, feitas com remédios, plantas, minerais e vitaminas que mantenham a pele e o cabelo com aparência jovial por mais tempo. 23. Terapêutica hormonal personalizada para retardar o processo de envelhecimento. 24. Ervas para revigoração cerebral, vitaminas, medicamentos, acupuntura, estímulo visual, softwares e exercícios mentais para prevenir a demência, promover melhor memória e estimular a inteligência. 25. Bioimplantes que monitorem continuamente os sinais vitais e ministrem nutrientes e hormônios antienvelhecimento conforme a necessidade. 26. SPA's antienvelhecimento com programas intensivos de revitalização que envolvam desde redução de estresse, eliminação de toxinas e reajustes metabólicos até tonificação muscular e ajustes no sistema nervoso. 27. Assistentes pessoais digitais (PDAs) na Internet que construam perfis aprofundados de seus “clientes” idosos para assim prever o que eles querem, precisam ou gostam e fazer recomendações sobre o que comprar, quando e a que preço. 28. Andróides como o brinquedo Furby, programados para falar, lembrar e reagir aos pensamentos e preocupações do seu proprietário e até mesmo jogar dominó ou discutir as notícias dos jornais. Eles poderiam ter qualquer forma –cachorro, robô, anjo, mordomo– ou ser acompanhantes “virtuais” no computador de mesa ou portátil do dono. 29. Lentes microssensíveis para substituir óculos e aparelhos auditivos que aprimorem o funcionamento neurossensorial. 30. Em casa, diagnósticos de sinais vitais que monitorem o envelhecimento diário de cada indivíduo e façam recomendações de nutrientes, remédios e exercícios. Os sensores e microlaboratórios poderiam ser colocados dentro do encanamento do banheiro. 31. Equipamentos de exercício de alta tecnologia programados para “treinar” seus usuários a desenvolver corpos mais fortes, saudáveis e joviais. Também poderiam ser usados para acelerar a reabilitação de convalescentes de derrames ou traumas. 32. Roupas inteligentes que detectem e ajustem a temperatura em diferentes áreas do corpo dependendo das necessidades circulatórias do idoso –particularmente útil para diabéticos e indivíduos com problemas circulatórios. 33. Sistemas acústicos inteligentes em telefones, rádios e TVs que ajustem os sinais para a capacidade auditiva de cada usuário. 34. “Focas Prateadas”: equipes de idosos “de aluguel” com diversos talentos que seriam chamados para resolver problemas comunitários ou empresariais difíceis. Ao contrário dos Panteras Grisalhas, cujo foco era a rebelião, o talento dos “Focas” seria colaborar na solução de problemas sociais. 35. Programas em universidades, igrejas, centros comunitários, TV por assinatura e Internet que incluam tanto retreinamento vocacional para idosos como instruções em artes, música, culinária, oratória etc. 36. Lojas para aposentados com produtos e tecnologias que atraiam idosos com tempo livre, como tacos de golfe, esquis, instrumentos musicais, computadores, softwares e lanchas. 37. Serviços de viagens de aventura e de passeio que levem idosos a locais inusitados em programas especiais para grupos de solteiros, solitários ou avós com os seus netos. 38. Programas de aprendizagem para permitir aos aposentados dominarem novas habilidades, arte ou campo de conhecimento. 39. Coordenadores de emprego na vida madura e transição de carreira que assistam idosos em sua “navegação” por um emaranhado de oportunidades de emprego. 40. Administradores de estilo de vida que se responsabilizem por um conjunto de funções onerosas e que implicam dispêndio de tempo - lavandaria, jardinagem, transporte, reparos de calçados, compras e esperas em serviços administrativos. 41. Serviços de produção audiovisual que criem documentários de indivíduos comuns, que contem histórias de vida, capturem a essência dos seus pontos de vista, credibilizem as várias filosofias e estilos de vida. 42. Psiquiatras especializados em adultos e idosos que ajudem as pessoas a reajustar o seu desenvolvimento interior em direcção ao fim das suas vidas. 43. Agentes de experiências –como agentes de viagens– que possam ser contratados para organizar qualquer tipo de atividade que um cliente requeira (desde uma festa, programa de estudos, psicoterapia, férias, viagem de aventura, retiro espiritual, até ao contacto com novos amigos, namoro ou parcerias de negócios), ajudando os aposentados a encontrar hobbies, causas para voluntariado e opções de residência em comum. 44. Acompanhantes maduros para homens e mulheres idosos, acompanhando-os ao cinema, ao médico ou a uma viagem de férias. 45. Serviços de transporte para levar adultos maduros incapacitados de se dirigirem ao médico, ao aeroporto, ao salão de beleza ou ao banco. 46. Serviços de procura de parceiros para ajudar os solteiros a encontrar um novo relacionamento. 47. Serviços de auxílio e de apoio à assistência de doentes terminais, para os ajudar a morrer com dignidade e conforto. 48. Serviços de cremação que substituam os lotes funerários tradicionais, resolvendo problemas como mobilidade de idosos e indisponibilidade de espaço. 49. Novos tipos de serviços funerários, com um documentário do falecido e que criem e mantenham um “túmulo” na Internet –com fotos e poemas favoritos, livros, música e programas de televisão. 50. Retiros temáticos que seleccionem a atmosfera e a ambientação dos momentos finais.
Com alguma ironia, até que existem aqui algumas boas ideias a proveitar. Novo empreendorismo para "novos velhos".