quarta-feira, 31 de março de 2010

Declarações de um bispo: Entre o Céu e o Inferno! E o Purgatório?

Estava eu pronta para manifestar o meu contentamento pela última iniciativa do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja (em parceria com a CMAlvito), que, no seminário internacional “O Caminho de Santiago e a Identidade Europeia”, apresentou o “Loci Iacobi – Lugares de Santiago” (projecto reconhecido pela UE que contribuirá para a dinamização dos itinerários que conduzem a Santiago de Compostela), especialmente importante já que, este ano, se assinala o Ano Santo Jacobeu (no dia de São Tiago, a 25.Julho), quando leio as últimas declarações de D. António Vitalino Dantas, bispo de Beja. Estava a julgar que a Igreja Católica dava mais um passo para o Céu e, penitencio-me, descubro-a a caminho do Inferno. Não quis acreditar que a IC tenha "realmente" fechado os olhos à pedofilia. Conheceria o problema, em essência, mas dei-lhe o benefício da dúvida, de não conhecer a sua "dimensão". Depois de ler as suas declarações, porém, fiquei triste e apreensiva. É mesmo capaz de haver aquela cegueira, própria de quem não quer ver, afinal. Embora descreva a pedofilia como um «pecado grave», aquele representante da IC, vem a público lamentar, não o sucedido, mas as más-línguas, os «lobbies anti-igreja». São estes que, na sua opinião, caluniam a instituição e a tentam descredibilizar com estes escândalos. «Sabemos que existem vários lobbies, uns ocultos e outros mais claros, que usam a comunicação social porque querem descredibilizar aqueles que lhes fazem sombra», disse o prelado. Já antes destas declarações, D. VD publicou uma mensagem no site da Diocese que dirige, em que criticou estes «lobbies» e as «suspeições» de que a Igreja tem sido alvo, relacionadas com casos de pedofilia, e que têm chegado à «praça pública». O bispo considera que «o abuso e exploração sexual de menores não é apenas crime, mas é também, para a Igreja, um dos pecados graves». Concretizando quem são as más-línguas, diz que os «lobbies de poderes anti-igreja» são, sobretudo, ...os homossexuais. «Não é o único, mas o lobbie dos gays, apesar de representar uma minoria, tem muita força e não tenta defender a sua causa, apenas denegrir os outros», disse. Com testemunhas abonatórias destas, a Igreja vai mesmo perder esta causa. Porque o problema sempre existiu, já os nossos avós falavam dele, já os nossos pais nos falaram dele. Em criança, frequentei um colégio de crianças (onde hoje se sita a Fundação da Cidade de Lisboa, Campo Grande, nº 380, antigo Asilo D. Pedro V). Fui avisada, com alguma pertinência, que "tudo o que visse e ouvisse" devia contá-lo à directora. Nunca vi ou ouvi nada. Mas, se me avisaram, teriam alguma razão para o fazerem. Hoje percebo o aviso. Portanto, senhor bispo, o problema sempre existiu, podia a IC desconhecer a sua dimensão (nisso, eu queria acreditar), mas depois do seu testemunho, julgo que, efectivamente, saberá mais do que o que diz. Porque quando apontamos o dedo aos outros de um crime que nos é imputado, isso não é uma defesa, senhor bispo, é um ataque. E, nesse caso, a "sua" defesa fragiliza-se. Deixou-me muito mais preocupada. Com mais desconfianças e suspeitas. E, sobretudo, triste, muito triste. Homens de bem não repondem a mal. E, se, com esta contradita, me ameaçar com o Inferno, não me importo. Começo a acreditar que por lá me encontrarei com muita outra gente de bem. De facto, estou a ficar incomodada com as pessoas que se podem encontrar lá no outro lado: no "seu" Céu, isto presumindo que dá por adquirido que todos os digníssimos representantes da Igreja têm lugar assegurado por lá. Concluirá, ainda, (não me admiro que a cegueira chegue a esse ponto!) que, para o Inferno, vão as crianças "suspeitas" de violação, assédio e abusos. Terão cometido um grande pecado: o de se "atreverem" a falar. Pequenas vítimas grandes prevaricadores. Já agora, será escusado perguntar: todos os "lobbies" de que fala vão para o Inferno? Olhe, que a homossexualidade na Igreja, apesar de ser tabu, existe. Os padres que o são, ficam aonde? No Purgatório? A juntar-se ao lobbie dos gays estará também aquele lobbie de que a Igreja não gosta nada: o da gentalha laica e republicana. Onde me incluo. Fico agora elucidada, é mesmo para o Inferno que vou. Quanto ao senhor bispo, deve ir direitinho para o Céu, e, como diz a canção, levará "os amigos" também. Não olvide o bispo que "Nem todos os que me dizem: Senhor! Senhor! entrarão no reino dos céus; unicamente entrará aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. - Muitos, nesse dia, me dirão: Senhor! Senhor! não profetizamos em teu nome? Não expulsamos em teu nome o demónio? Não fizemos muitos milagres em teu nome? - Eu logo lhes direi em altas vozes: Afastai-vos de mim, vós que fazeis obras de iniquidade." (S. MATEUS, cap. VII, vv. 21 a 23.) Temos de acreditar que assim é. Senão, deixe que lhe diga: seria um Inferno viver nesse "seu" Céu!