sábado, 3 de abril de 2010

Manuel Figueiredo: Deus, o Homem e a Verdade!

Acabei de ler "Deus o Homem e a Verdade", de Manuel Sousa Figueiredo. Um homem que escreve livremente porque é um homem livre. É uma abordagem das grandes questões da Teologia Cristã/Católica, que indaga se a resposta às mesmas são matéria de fé ou da razão. Objectividade. Lógica. E racionalidade, acrescento. Para além da intemporalidade das matérias, que, todos os que conhecem a Bíblia, deviam ler, pela interpretação actualista a que compele o leitor, os temas actuais também merecem atenção.
O da pedofilia, por exemplo. Que, na área religiosa, agrava a repulsividade que lhe apontamos, enquanto fenómeno social. "Porque existem, cremos que na generalidade, de um lado, homens e mulheres, com voto de castidade, presumivelmente cultos, e estatuto social e nível económico no mínimo bem acima da média dos mortais; do outro lado, o jovem, quando não criança, muitas vezes dependente do pedófilo, e inexperiente na sua baixa idade, com instrução reduzida e baixo estatuto social e económico. "O A. faz uma abordagem cronológica do histórico no seio da própria Igreja Católica. Com o escândalo a rebentar nos finais da década de 80, nos USA. Factos e palavras suas não transcritos fiel e integralmente.
O arcebispo de Boston apresenta a sua demissão ao Papa, por ter ignorado, coberto e protegido centenas de padres pedófilos na sua diocese, e foram pagos 700 milhões de dólares. O rastilho chegou à Califórnia, Tucson, Dallas, onde a diocese, sob a ameaça de falência, acordou pagar 23 milhões em vez dos 119 pedidos pelas vítimas. A diocese de Portland declarou mesmo a falência. Entretanto, o número de queixas aumentou 16% em 2008, relativamente, a 2007, tendo sido dispendidos em compensação às vítimas, nestes dois anos, cerca de mil milhões de dólares. O Vaticano não está imune a processos. Um tribunal de apelo, em Portland, Oregon, deliberou nesse sentido, por o Pe. Renan, já ter sido transferido de duas outras paróquias, na Irlanda e nos USA "depois de ter admitido relações com jovens rapazes". Um criminoso confesso continua impune, a sua carreira profissional e sexual, com a cobertura da nova hierarquia. A decisão do tribunal será baseada no facto de a Santa Sé, ser em primeira ou úlitma análise, a entidade responsável pelas nomeações do Pe. Renan. No entanto, a Santa Sé não deverá aceitar a jurisdição americana, nem as responsabilidades financeiras consequentes, pelo que o caso poderá acabar por transitar para o Supremo Tribunal dos USA. "Pedir desculpa por actos criminosos praticados, como o fez o papa Bento XVI, e não só, é bem mais fácil do que castigar criminosos ou indemnizar, dentro do possível, os ofendidos, e rende bem mais dinheiro. Sem esquecer haver cerca de 60 milhões de católicos nos Estados Unidos, ou seja, é o seu melhor mercado mundial." E segue e conclui: "Neste momento, uma simples mas inevitável pergunta se impõe: Esta gente acredita em Deus?" A pergunta que se impõe. Conclui-se: é a visão desapaixonada de um homem que vê, com os olhos da razão, um problema que a Igreja só compreende a partir do vil metal e que exige que os demais perdoem numa permissa de Fé. O que, há muito, se comprovou, não ser o suficiente e, muito menos, a forma mais adequada e justa para o fazer.