sábado, 3 de abril de 2010

"Labirintos de liberdade - Ambientes de clandestinidade em Inglaterra na viragem de Oitocentos!"

Fim da leitura de "Labirintos de Liberdade – Ambientes de clandestinidade em Inglaterra na viragem de Oitocentos", com passagens a que me rendo. Sublimemente.
A principal: “Canta e reúne-te, reúne-te e canta e cair-te-ão as Algemas tal como Fio queimado.” Thomas Evans, Sociedade dos Filantropos Spenceanos, 1811. “Cada um tinha a sua cerveja à frente; muitos falavam ao mesmo tempo, e o ruído e a confusão eram tão grandes que davam a ideia de haver mais quem falasse do que quem pensasse — mais quem falasse do que quem ouvisse.”
As outras.
“E são estes, pensei eu, os seres a cujas leis temos de obedecer? É esta ‘a mais ilustre assembleia de homens livres do mundo’?”
“Mesmo que só dois ou três se juntem para uma causa tão boa, alguma benesse receberão. Mesmo nas modernas Tiranias da China, da França, da Turquia, etc., o que poderá impedir os membros de pequenos Grupos de se reunirem em convívio livre e pacífico [“free-and-easy”] e de cantarem os seus Direitos, instruindo-se uns aos outros com as suas Canções? Poderão os Tiranos impedir que as pessoas cantem no Trabalho ou em Família? Se a resposta for não, deixa-te de desesperos e começa imediatamente, já se perdeu muito tempo. Canta e reúne-te, reúne-te e canta, e cair-te-ão as Algemas tal como Fio queimado.”
“Adoptando este método, não só se aliviará a pobreza dos pais, como se expulsará a ignorância das gerações que estão em crescimento, e o número de pobres diminuirá pois que as suas capacidades, com a ajuda da educação, serão maiores.”
“[o êxito das sociedades leais e patrióticas] ensinou-nos a considerar como aniquilado aquele que estava somente reduzido compulsivamente a um estado de inactividade; tornou-vos cegos em relação ao verdadeiro carácter do inimigo que recentemente tínheis encontrado; induziu-vos a considerar a ideia errónea e muito perigosa de que era possível convencê-lo a abandonar os seus princípios, ou que, pelo menos, tendo sido completamente derrotado, nunca mais tentasse recompor-se, desistindo do seu combate em desespero de causa. Supor uma coisa destas é totalmente incompatível com a natureza do jacobinismo, do qual o principal ingrediente é a agitação; por conseguinte, todo ele é vigilância, actividade; derrotai-o sob uma forma e ele aparece logo noutra; os canais que utiliza são tão numerosos como tortuosos; […]. Ficai convencidos desta verdade — OU VÓS O DESTRUÍS, OU É ELE QUE VOS DESTRÓI.”