terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Sem Dia dos Namorados - Namorava-se!

Uma das coisas que me deixam nostálgica é não ter vivido na época das cartas de amor. Achar-me-ão ridícula. Mas mais ridículo é quem nunca escreveu cartas de amor. E mais ainda quem nunca as recebeu. Há os mail's de amor. Mas não é a mesma coisa.
Receber a carta. Abri-la. Senti-la. Cheirá.la. Lê-la, por fim. Não é o mesmo que clicar e aparecer à velocidade de um segundo.
FPessoa (Alvaro de Campos) concorda. "Todas as cartas de amor são Ridículas. Não seriam cartas de amor se não fossem Ridículas. Também escrevi em meu tempo cartas de amor, Como as outras, Ridículas. As cartas de amor, se há amor,Têm de ser Ridículas. Mas, afinal, Só as criaturas que nunca escreveram Cartas de amor É que são Ridículas. Quem me dera no tempo em que escrevia Sem dar por isso Cartas de amor Ridículas. A verdade é que hoje As minhas memórias Dessas cartas de amor É que são Ridículas. (Todas as palavras esdrúxulas, Como os sentimentos esdrúxulos, São naturalmenteRidículas)."
A prová-lo, uma carta do tempo em que não havia Dia dos Namorados. Namorava-se. É a carta de um soldado, natural de Mós, dirigida à sua amada (cópia feita pelo próprio, escrita num caderninho, datada: Porto, em 31 de Janeiro de 1949: «Menina F... / Em primeiro lugar faço votos para que estas minhas duas letrinhas / a possam encontrara a gozar uma perfeita saúde, que eu / ao descrever-lhe o meu amôr que sinto pela / menina, fico bom felizmente. / Menina, desde o primeiro dia em que tive a suprema felicidade de a poder apreciar, fiquei um pouco emprecionado / e não pude dirigir-lhe uma pequena frase, / para que meu coração ficasse mais um pouco calmo / Mas enfim como hoje acorda-se com um coração / em sobre-saltos, fui obrigado a declarar-lhe o meu amor / que pela sua pessoa sinto. A menina para mim foi a mulher mais bela, que / desde o meu nascimento pude apreciar com a minha visão. Linda todo o seu corpo me pareceu um fenómeno. Esses seus olhos lindos pareceram-me duas pedras / preciosas imaginárias, seus cabêlos como o ouro e a sua face rosada, enfim não posso / descrever-lhe como você seja bela e formosas. Bem sei que a minha dignidade / como homem não se compara com a da menina, mas enfim desculpe-me de eu lhe dirigir esta simples carta, pois foi só simplesmente para lhe declarar o amôr que por / si sinto. Pois de si espero uma pequena resposta à minha declaração, e espero que ela me venha a agradar; e para isto basta dizerme que me declara amôr. / Sem mais passo a pedir-lhe desculpa pela ousadia que tive em lha escrever. Estimo que tenha / saúde e felicidade, sou este que me assino, [...]"
Lindo! Romântico! Admitam. muito mais romântico que um mail. Ainda que seja um mail de amor.