domingo, 14 de fevereiro de 2010

Lisboa: Património Cultural

Os Prémios Ignasi de Lecea, atribuídos pelo PAUDO-Public Art and Urban Design Observatory, distinguem municípios, administrações públicas ou entidades privadas e individuais que desenvolvem iniciativas, projectos ou investigações no âmbito da produção, da gestão e da divulgação da arte pública e do design urbano. (O arquitecto Ignasi de Lecea, falecido em 2005, foi responsável pela gestão do planeamento urbano do Ayuntamento de Barcelona, tendo coordenado projectos de Arte Pública, pelos quais a capital catalã se tornou uma referência internacional.)
O Departamento de Património Cultural da Câmara Municipal de Lisboa foi distinguido com o Prémio Ignasi de Lecea, atribuído durante o evento “VI Waterfronts of Art International Conference”, organizado pela Universidade de Barcelona. O galardão premiou o site Lisboa Património Cultural (www.lisboapatrimoniocultural.pt), desenvolvido pela agência de comunicação web Seara.com. Durante o evento, foi também destacado o trabalho realizado pela CML no que respeita à Galeria de Arte Urbana.
O website premiado segue um conceito original, que indica os imóveis de interesse municipal e a arte pública (estátuas, azulejos, esculturas ou placas evocativas). Para as visitas, propõe vários itinerários na cidade, referenciando os vários edifícios ou elementos de arte a encontrar em determinado trajecto. Pode também optar-se pela navegação por temas, em que oferece quase tudo o que há de melhor para conhecer, na escultura ou na azulejaria.
No âmbito do património cultural e histórico da cidade de Lisboa, a Seara.com desenvolveu outros dois projectos para a CM. O site do Museu da Cidade, onde os visitantes encontram um vastíssimo manancial de informação sobre as origens de Lisboa, e uma referência aos acontecimentos que marcaram a história da capital. A agência de comunicação web é ainda responsável pela concepção do site dedicado ao Museu do Teatro Romano, uma estrutura arqueológica colocada a descoberto na década de 1960.
Está de parabéns a CMLisboa. Obrigado pelos passeios virtuais.