segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Pedro - uma Face Oculta!?

Ainda não se sabe bem o que é Face Oculta. Mas uma coisa não é. Um polvo. É, talvez, quando muito, uma lula. PSL era lá homem de se deixar apanhar por um polvo. Já se for por uma boa lula ... Ou uma lolita ... Podia lá Pedro Santana Lopes manter-se afastado de um caso que monopoliza os media?! Logo agora que pensava candidatar-se a líder do PSD (again, and again, and again)!
Em 2009, fez questão de que se falasse dele a propósito do Bragaparques. Felizmente, para PSL que o caso ficou esclarecido. Afinal, PSL esteve na CMLisboa, entre 2001 e 2005. Ora, na altura, foi discutido o destino a dar aos terrenos do Parque Mayer. Em 2003, Santana deu luz verde à construção de um casino nessa área, e o projecto só não avançou porque Jorge Sampaio, então PR, o vetou. Negociação para cá, negócios para lá, e, no entretanto, em 2004, PSL sai do Executivo camarário (para formar Governo). No ano seguinte, Carmona Rodrigues dá continuidade às negociações. Quando Santana Lopes regressa à autarquia, em 2005, a proposta vai a votos na Assembleia Municipal, e é aprovada por todos os partidos, à excepção da CDU. CR lá veio dizer que foi tudo negociado com Santana. Zangaram-se os amigos. Mas Santana Lopes não sabe de nada!
Outra história em 2009, Helena Lopes da Costa é acusada de vários crimes de abusos de poder. Felizmente cairam as suspeitas que recaíam sobre o ex-presidente. Santana não sabia de nada!
Já em 2010, a PJ concluiu a investigação ao Caso EPUL. Foram constituídos cinco arguidos, entre os quais Carmona Rodrigues, edil da autarquia à data dos factos. O caso remonta a meados de 2002, ano em que um contrato-programa foi assinado pela CML, a EPUL, o Benfica e a Benfica Estádio, SA, no âmbito da construção do actual Estádio da Luz para o Euro 2004. A PJ concluiu que a autarquia financiou a construção do novo Estádio em €65 milhões. PSL, na altura Presidente da CLisboa, não foi constituído arguido. Carmona defendeu-se dizendo que Santana tratou de tudo e este, inquirido como testemunha, reconheceu que as negociações com o clube da Luz foram conduzidas por si e pelo vice-presidente. PSL, por fim, alguma coisa sabia!
Já outra vez, em 2010, o caso Face Oculta. Diz-se que a investigação às contas bancarias de Manuel Godinho revela que este passou a(os) Santana Lopes cheques no valor de €72.000,00. Mas PSL nega ter mantido qualquer contacto com MG e afirma que desconhecia que o irmão tinha relações comerciais com aquele entre 2001 e 2002. Santana de nada sabe!
Pedro Santana Lopes nada vê, nada ouve e nada fala. Primeiro, é o amigo Carmona que não lhe conta nada do que negocia e depois ainda lhe põe as culpas em cima! Depois, é a amiga Helena que decide sem lhe dar contas! Volta a ser o amigo Carmona que negocia sem lhe dar conta e depois lhe põe a culpa em cima! Por fim é o irmão Paulo, que consegue ser o único português que não fala de Manuel Godinho e do Face Oculta e, portanto, se esquece de lhe dizer que conhecia aquele senhor! At least but not the last, é o filho Duarte, que, apesar de trabalhar na MLGTS - Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados, e de fazer parte da equipa de advogados que trabalha na defesa de um dos arguidos, não lhe diz nada sobre o Caso!
Ah! E, por coincidência, PSL e o irmão têm o mesmo apelido e o "Santana Lopes" dos cheques não é ele! Mais! Podem até descobrir-se cheques em nome do irmão Pedro e do irmão Paulo. Só com as respectivas iniciais: PSL. E nada saberá o Pedro do que faz o Paulo e vice-versa! Será um Kramer contra Kramer!? Ou um PSL contra PSL!?
Não será ainda este o polvo que o apanha! Ainda se fosse uma lula! Ou uma lolita!
Já não sei que parte da máxima "Mantêm os teus amigos perto, e os teus inimigos mais perto" é que se lhe aplica! Porque, no seu caso, os amigos, família e idem sairam-me uma bela prenda e uma boa encrenca!