quarta-feira, 25 de abril de 2012

25 de Abril - E o povo que adormeceu!


Tão a propósito de hoje.
«- Que esperamos na ágora congregados? Os bárbaros hão-de chegar hoje.
- Porquê tanta inactividade no Senado? Porque estão lá os Senadores e não legislam? Porque os bárbaros chegarão hoje.
- Que leis irão fazer já os Senadores? Os bárbaros quando vierem legislarão.
- Porque se levantou tão cedo o nosso imperador, e que faz sentado à porta da cidade, no seu trono, solene, de coroa? Porque os bárbaros chegarão hoje. E o imperador espera para receber o seu chefe. Até preparou para lhe dar um pergaminho. Aí escreveu-lhe muitos títulos e nomes.
- Porque os nossos dois cônsules e os pretores saíram hoje com as suas togas vermelhas, as bordadas; porque levaram pulseiras com tantos ametistas, e anéis com esmeraldas esplêndidas, brilhantes; porque terão pegado hoje em báculos preciosos com pratas e adornos de ouro extraordinariamente cinzelados? Porque os bárbaros chegarão hoje; e tais coisas deslumbram os bárbaros.
- E porque não vêm os valiosos oradores como sempre para fazerem os seus discursos, dizerem das suas coisas? Porque os bárbaros chegarão hoje; e eles aborrecem-se com eloquências e orações políticas.
- Porque terá começado de repente este desassossego e confusão. (Como se tornaram sérios os rostos.) 
- Porque se esvaziam rapidamente as ruas e as praças, e todos regressam às suas casas muito pensativos? Porque anoiteceu e os bárbaros não vieram. E chegaram alguns das fronteiras, e disseram que já não há bárbaros. 
E agora que vai ser de nós sem bárbaros? Esta gente era alguma solução.» Konstandinos Kavafis