domingo, 20 de setembro de 2009

"Abrir as Portas" - de Preto (a Sésamo)

Na Sábado última, para além das típicas revelações sobre Maçonaria que me escuso de comentar, porque felizmente só para quem é maçon é perceptível "o segredo", donde por muitas aleivosias que se escrevam, sendo escritas por quem não o é, não nos merecem fúrias de maior, tanto mais que a tolerância impõem-se.
Passando a coisas mais sérias ficámos a saber das compras e vendas de votos no PSD. Francamente, a mim, não me espanta. Passei em 2004 um episódio com esta "gente boa", "gente séria" que me custou um exílio na minha Quinta em Arruda dos Vinhos, o hábito de espreitar a minha própria sombra, temer pela vida dos meus, uma depressão que me fica de herança, e a minha carreira, tal como a tinha pensado e concebido. Foi uma sorte! Por isso esotericamente e até no Taror e na interpretação dos sonhos a morte significa nascimento.Por esse desencanto saí da função pública e comecei uma nova carreira em actividade liberal que muito me praz e satisfaz.
Ora, foi esta gente seríssima, que me achou "desadaptada", por me portar como uma virgem num bordel. Dito de gente com grande posição!
Portanto, se António Preto é um homem que "abre portas", não me espanta, de todo! Se há compra e venda e votos, por esta altura em saldos, por certo!, não me espanta! Não faz este senhor parte daquele grupo da senhora que também exercia idêntico cargo, que "abria portas" na Câmara de Lisboa?! Descobriu-se finalmente que esta gente se está em especilizar em portas: abrem-nas para quem lhes faz vénias!; fecham-nas para quem não é servil ou não tem o necessário perfil!; portas em esconças partes do escritório. Tudo uma questão de portas!
E ainda diz este Preto à Manelinha que há-de passar os seus 68 anos (encantadores depois daquele exercício fantástico de make-up para a entrevistinha!) no gabinete do Salazar, que ele lhe abrirá a porta! Que gabinete perfeito! O destino, às vezes, corre o risco de ser perfeito, quando escreve direito por linhas tortas! A menina no escritoriozinho do menino! Aliás, se Salazar fosse mulher seria ...? Almas gémeas respiram por fim o mesmo ar, aspiram ao endeusamento, "amam os seus inimigos", são exemplos da mais pura e amistosa coabitação com os seus opositores. Embora ao que sabe Salazar não tivesse esta preferência pelo "perfil" de "malfeitor" (embora todos acusados hiper injustamente, como a justiça (ou a falta dela!), confirmarão). Mas até nisto a nossa Manelinha é mais caridosa, misericordiosa, solidária, acho que é por ser avózinha, enquanto Salazar (numa privação divina) nunca foi pai, e por isso não sabia perdoar, não tinha esta paciência, complacência, com as travessuras dos meninos.
Nunca teríamos imaginado que o PSD tinha este dom, este talento, para "abrir portas". Já agora, por acaso, o Preto não terá - também - uma portinha só sua? numa qualquer parte de qualquer coisita esconça?, uma janelinha que seja! (que quando a alma é pequena tudo tem de ser feito em proporção!), ou terá, por esta altura, com aqueles negócios que lhe apontam (a mais cruel das mentiras, e se o tribunal o condenar recomendo que invoque a Lei nº 67/2007, e exija uma indemnização por erro judiciário!, talvez até uma acçãozinha em litisconsórcio com aquele senhor de Oeiras, sobre o qual também se dizem as mais torpes mentiras!, que diminuirá as custas judiciais e aumentará o quantum indemnizatório.
Resolvendo-se assim a velha questão do financiamento dos partidos! Proponho que todos os "alegados suspeitos" do PSD recorram a este mecanismo (de reparação de mentiras e injustiças) e, para provar o seu desinteresse por estas coisas materiais -que todos conhecemos -, já que não estou a ver a OPUS DEI a aceitá-los nem mesmo com voto de pobreza!, ofereçam depois todas as indemnizações aos cofres do seu partido (enfim, admite-se que fiquem com uma insignificância só para recordação!).
Pois continue a abrir portas, António, já que a sua honra está irremediavelmente manchada de "Preto"! A propósito, tenciona pagar os votos, espero! Mesmo que o PSD perca, ou condicionou o pagamento à Vitória/Maioria absoluta?!
Oxalá não se lhe fechem as portas ... atrás de si! Ou venha a ver um dia através de janelinhas exíguas e aos quadradinhos! Seria irónico demais!
Proponho ao António (Costa) ou ao Sócrates, ao que puder, que ceda um dos palacetes à Direcção-Geral dos Serviços Prisionais e o pinte ... de laranja, e tal qual Versalhes, construa, para gláudio dos injustiçados que lá habitem, um labirinto, não em forma de jardim (aí teria o palacete de se localizar na Madeira, sítio onde, segundo Alberto João, não há corruptos - por isso poderiam exportá-los para lá, e que bençãos seria! Humanizar a Madeira! Que ficaria com menos Céu e mais Purgatório, já para não falar que poderia tornar-se um cantinho especial do Inferno!), mas com mil portões, muitas portas, centenas de portinhas, dezenas de janelas e de postigos.
Mas numa parte esconça do edifício, por favor!
Que as portas perdem toda a graça se estiverem às claras, tudo deve estar bem ... escondidinho!
Pondere isto, senhor Ministro da Justiça, afinal assim provaria ser melhor que Carmona - não é um desafio difícil, convenhamos - que prometeu ceder um palacete para servir de Templo a "homens de bem" e depois, sabe-se lá depois de tantas portas lhe terem aberto! "os deixou na mao"!
E vivam as portas, que se estes senhores ganharem se hão-de escancarar, dando nova graça à expressão "É fartar vilanagem!"
Viva Port(as)ugal!